quarta-feira, 16 de outubro de 2013

10º dia - Marcapata a Cusco (4 dias em Cusco)

Olá Amigos... Neste dia acordamos com chuva e muito frio. Os picos andinos estavam cobertos de neve. Fomos orientados a partir por volta de meio dia devido a probabilidade de gelo na pista. Saímos neste horário e enfrentamos a subida aos 4725m de altitude. Uma visão  linda com neve cobrindo a cordilheira. A temperatura de Marcapata estava 8,5º; no topo chegou a 0ºC. Registramos com muitas fotos e vídeos. Prosseguimos para Cusco. Chegamos a tardezinha e encontramos o Luizinho que estava desde sexta, há 2 dias. Estava preocupado, com falta de notícias do grupo devido à dificuldade de comunicação. Fomos procurar um meio para irmos pra Machu Picchu. Queríamos ir de trem que sai de Cusco direto pra Machu P. mas não havia mais passagens para o dia seguinte, somente para quarta feira (em 3 dias). Conseguimos apenas um pacote que vai de van para uma hidrelétrica e toma-se um trem para  a cidade de Águas Calientes, que é o único acesso para Machu P. ( 6 horas e meia de viagem). A turma da Expedição Cone Sul fizeram este passeio e contra-indicaram-o. Porém não tínhamos outra opção para conhecer o santuário inca. Não teve jeito, enfrentamos esta desmedida aventura. Saímos cedo com destino a Águas Calientes onde pernoitaríamos e no dia seguinte subiríamos de ônibus para o santuário. Percorremos as 6 horas de van junto com 2 ucranianos que não gostara muito da nossa prosa ininterrupta. Marcezo convenceu-os de ficarem ao fundo da van, apaziguando a situação desconfortável. A viagem foi tenebrosa ou como a classificação do Gilson - A viagem mais tortuosa das nossas vidas. Isso porque passamos na ida e na volta por despenhadeiros através de uma estreita estrada de terra. E além do mais na volta passamos pela cordilheira através de uma neblina que não se enxergava um palmo na nossa frente. Pelo menos o motorista tinha experiência suficiente para guiar com segurança devido as diárias viagens realizadas nesta região. Fora essa aventura, adoramos a cidadezinha de Águas Calientes. Muito charmosa, cheia de hotéis, restaurantes e bela paisagem. Após pernoitarmos nela subimos bem cedo (5 e meia) para o Santuário de Machu Picchu. Foi um espetáculo a parte. Ficamos deslumbrados com o local. Com certeza um momento inesquecível. Registramos com fotos, vídeos e depoimentos.

1. Dr.Adilson, se possível poste mais fotos. Hoje, dia 18/10, é o Dia do médico ! Um abraço a todos os médicos aí da excursão ! Bom viagem !